1 ano de Canada!


Dia 6 de maio fez 1 ano que estamos aqui, deveria ter postado dia 7, mas não tinha palavras.

Eu poderia escrever um post desmotivacional para nenhum brasileiro tentar largar a vida fácil que tem no Brasil.

Eu não sei da vida de ninguém e se eu comparar minha vida com alguns amigos que eu tenho no Brasil, eu diria que tinha uma vida confortável. Só que cada um é cada um. Dentro de mim, eu não estava bem. Eu passava o dia estressada, eu tinha medo de sair de casa, eu vivia num estado “sempre alerta”, estado de mãe sem ser mãe. Eu entrava num ônibus, achava que ia ser assaltada, eu tirava minhas jóias pra ir no centro da cidade, meu celular nunca deu as caras num espaço público. Escrever um post no celular dentro do onibus como estou fazendo agora? Nem pensar!
Do sequestro pelo telefone que me amendrontou a alma pela minha filha imaginaria ao assaltante que meteu a arma na cara do cobrador a menos de 30 cm de mim, eu não queria mais ser parte da estatística.
Eu fui pro Japão em 2013 e foi o divisor de águas pra mim. Até então eu achava OK viver a vida que eu levava, e quando o primeiro mundo te lambe você não quer mais voltar. Só que o Japão não me queria, o Canadá sim, a Nova Zelândia tb. Vários países precisam de gente (nao apenas brasileiros)! E assim começava uma das pesquisas mais profundas das nossas vidas, foram pastas e pastas criadas, foram blogs, a gente só falava disso, a gente só brigava nesse sentido, a gente respirava isso!!

A gente gastou muito dinheiro e valeu muito a pena porque tem 1 ano que estamos aqui e conquistamos mais coisas do que 10 anos de Brasil.

A primeira coisa que se nota em Winnipeg é o silêncio. Eu amo o engarrafamento sem buzina. Eu morava na Praça da Liberdade em Belo Horizonte, das 17h as 19h era só buzina. Eu tinha ódio daquilo, eu vivia com ódio, era meu ódio diário. Aqui as pessoas não buzinam, não tem moto e os prédios estão no centro. O ar é puro, não tem lixo no chão, tem árvore , tem ciclovia, tem respeito.

Não tenho medo, saio do meu trabalho às 21h30 e chego em casa 22h10, desço do ônibus numa das avenidas que cortam o centro da cidade e ando por 10 minutos até chegar em casa. Respiração normal, céu bonito, faço até um snapchat de como as luzes estão bonitas. O medo acabou. Meu coração só toma susto com ETs em X-Files.
Está cheio de brasileiro aqui, tem pelo menos 2 num ônibus ou na rua à cada 2 dias. Podem vir, eu não me importo. Esses dias eu estava incomodada com uns brasileiros fazendo bagunça no bus, mas eram adolescentes e os adolescentes canadenses são desse jeito também.

Aqui é terra de liberdade, você pode ser o que quiser, ninguém liga pro que você veste, ninguém liga! Apenas. Seja você do jeito que você é, sem que interfira na liberdade do outro.

Só não buzine, não jogue lixo no chão, não use o jeitinho. Se você acha que está pronto pra trocar de país, pode vir. Afie seu inglês e venha, ou não afie e venha mesmo assim. Tanta gente vem sem inglês e aprende aqui, pode ter certeza que vai ser beeeeeeem mais dificil, mas se voce estiver disposto a passar por isso, pode vir. Voce pode estudar pelo busuu, eu estudei pelo busuu, eu tinha feito anos de ingles no CCAA, e meu ingles ta incrivelmente melhor que um ano atras. Antes eu praticamente so escutava, agora eu falo e falo.

Eu nao tenho absolutamente nada a reclamar de Winnipeg. E’ exatamente o tipo de cidade que nós gostamos, pacata e gostosa. Ate’ o frio e’ bom, eu tenho mais problema com os +40 graus que os -40.A unica coisa que mudaria se desse seria o nome desse blog, mudaria pra Windpeg. Porque venta demais!!

A vida aqui e’ boa. Eu gosto. Nao me arrependo de nada. Faria tudo de novo, portanto se voce acha que este e' o seu caminho: pode vir.

8 comentários:

  1. Que legal Rita, eu penso fortemente em ir viu. Tô indo pra NZ estudar inglês esse ano. Vamos ver como vai ser...

    ResponderExcluir
  2. Que legal Rita, eu penso fortemente em ir viu. Tô indo pra NZ estudar inglês esse ano. Vamos ver como vai ser...

    ResponderExcluir
  3. Q legal Rita, mt legal o seu feedback ainda mais pra gente q ainda não chegou ai. Estamos chegando no final de julho, com mt esperança, 2 gatinhos e mt força de vontade pra recomeçar. Mt longe do jeitinho, da falta de educação, do medo e do pessimismo.Obrigada! Posso te seguir no snapchat? Adoro ver a cidade pelos olhos de quem ja esta ai, saber do dia a dia...como te encontrol no snapchat? Bjs e mt sucesso hj e sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu snap e' texviana , ja aviso que eh bem bobo ahhaha

      Brigada pelo comentario, Katia! Boa sorte na sua vinda! :D
      bjs,

      Rita

      Excluir
  4. Rita, concordo com td o que escreveu, conquistamos mto aqui e daqui não queremos sair. Já vi pessoas querendo pegar o PR e se mandar, nós não queremos. Estamos estabelecidos aqui e aqui ficaremos. Parabéns pelo primeiro ano de mtos! Eu faço 1 ano dia 27 de julho. Bjs �� Taiane Miglioranci

    ResponderExcluir
  5. Rita, concordo com td o que escreveu, conquistamos mto aqui e daqui não queremos sair. Já vi pessoas querendo pegar o PR e se mandar, nós não queremos. Estamos estabelecidos aqui e aqui ficaremos. Parabéns pelo primeiro ano de mtos! Eu faço 1 ano dia 27 de julho. Bjs �� Taiane Miglioranci

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, volte sempre!