Receita - Carne de sol



Eu estou feliz, o Beto conseguiu emprego, eu virei dona de casa (brinks) mas enquanto meu emprego não vem, e' isso que sou mesmo.

Tenho um trabalho voluntario de designer prum grupo que ajuda cachorros perdidos. :)

Mas vamos ao assunto do post, resolvi colocar essa receita aqui justamente porque a gente amaaaaaaaaa comida brasileira e e' sempre bom relembrar os sabores da terrinha sempre que da'.

Minha mãe que me passou essa receita e e' assim que ela faz. Sei que vocês vão encontrar outras por ai' falando pra deixar pendurada no varal (oi em que ano estamos?) ou pra deixar 8 dias no freezer (up to you), essa receita eu fiz, eu testei e rolou, ficou com gosto de carne de sol de mamis!

Carne de sol


Ingredientes

1kg de carne (patinho, file mignon, alcatra, coxão mole, etc, enfim, uma carne boa)
Sal fino


Modo de fazer

Primeiro limpe a carne o máximo que der, se você for inexperiente que nem eu, pode deixar umas gordurinhas que fica (eu achei) mais fácil  de tirar depois de curada.

Corte a carne no meio, pra ela ter no máximo uns 7cm de altura (ideal, mas vá no olhômetro, não precisa ter uma régua)

Coloque a carne numa travessa de vidro.

Ai' você pega o sal e joga por cima, joga muito pra ficar branco mas não esfregue (não esfregue de jeito nenhum, e' pra tacar o sal e não esfregar, entendeu?)

Vire o lado e taque sal do outro lado, um tantão pra ficar branco. De novo, não esfregue! (se você esfregar você não consegue tirar o sal depois)

Cubra o refratário com um plastico filme e coloque na geladeira e deixe la por 24h.

Dia seguinte, você vai virar a carne. Note que formou uma agua no fundo, e' a salmoura, o sal fez a carne desidratar. Deixa ela la e vire a carne.



Olha que legal que fica:

Você tem que deixar mais 24h na geladeira pra parte de trás desidratar também.

Paciência, se você quiser deixar depois desses dois dias, 8 dias no congelador, como dizem umas receitas ai, como eu disse, faz o que você quiser.

Dia seguinte, você escorre a salmoura e vamos lavar a carne.
Abra a torneira e lave bem pra tirar o sal de cima. Depois coloque de novo no refratário e encha de agua ate cobrir a carne. Volta pra geladeira. Aquele momento que você vira escrava da carne (la ele, hahahahah). Durante 4 horas você vai trocar essa agua 4x, 1x por hora. Coloca seu celular pra tocar , ele vai te ajudar. Talvez precise de mais, pra saber pega um naquinho da carne e frite. No meu caso foram 4hs.

Como fritar a carne de sol pra que ela não vire um torrãozinho. (dica da Maricleide)

Pega a frigideira, coloca no fogo alto e joga a carne primeiro!! Antes que o óleo!! Olha que inovador!!

Ai' logo depois você joga o óleo ou o azeite. E deixa la. NÃO TOCA NA CARNE!!!
Mesmo que te de um trem doido de vontade de mexer com a colher, não, não faca isso! Resista!!

Vai soltar agua como o que. Você vai esperar secar essa agua e só quando começar a chiar e agua evaporar totalmente você mexe pra fritar os 2 lados. Quando começar a pegar dos 2 lados, e' nessa hora que você joga os anéis de cebola previamente cortados (que não falei antes, mas to falando agora porque a receita não depende da cebola) e você fica mexendo ate as cebolas murcharem e ficarem transparentes e começarem a ficar queimadinhas (que delicia). Se você tiver farinha, eh nessa hora que você joga! Farofa de carne de sol com cebola. Sensacional.Eu só tinha uma colher de farinha :(


Da pra fazer carne de sol no Canada! Se eu, que sou uma jeca na cozinha fiz, qualquer um faz. 
E' isso! Espero que tenham gostado! :D




0 comments:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, volte sempre!